Funções Reais: Gráfico

Orientações para uso em sala de aula por meio de um computador acoplado a um projeto multimídia: nossa experiência tem mostrado que os alunos sabem desenhar e reconhecer gráficos de funções reais, mas, em geral, eles têm dificuldades em definir o que é o gráfico de uma função real $f \colon D \subseteq \mathbb{R} \rightarrow C \subseteq \mathbb{R}$, a saber, o conjunto de pares ordenados $\{(x, y) \in \mathbb{R}^{2} \, | \, x \in D \text{ e } y = f(x)\}$. Neste sentido, esta atividade interativa pode ajudar a reforçar este aspecto conceitual com a história que se segue. No applet abaixo, o ponto azul P pode ocupar qualquer posição do plano cartesiano (basta clicar e arrastá-lo). Contudo, nem toda posição corresponde a um ponto do gráfico da função (no caso, a função inicial é $f(x) = 2 \, x$). Para quais posições P pertence ao gráfico da função? Para quais posições ele não pertence? Por quê? Ao fazer esta brincadeira e posicionar P sobre um ponto do gráfico de $f$, o applet irá exibir a mensagem: "Eu pertenço ao gráfico da função!" (o ponto é inteligente!). A próximo pergunta nesta história é: "se marcarmos de azul todos os pontos do gráfico da função $f$, que figura aparecerá?". Esta parte da história pode ser contada habilitando-se a opção "Habilitar rastro": cada vez que o ponto P é posicionado sobre o gráfico da função $f$, esta posição ficará pintada de azul. Para ver o gráfico completo da função $f$, basta ativar a opção "Exibir estrutura 1". As demais opções mostram, sucessivamente, a propriedade que todos os pontos do gráfico de $f$ possuem: eles são da forma $(x, f(x))$, com $x$ no domínio da função.

Para baixar o applet para uso off-line: acesse o GeoGebraTube e clique no botão Baixar (Download).

Este applet foi desenvolvido por Humberto José Bortolossi e Alessandra Santos Vieira
com o uso do software GeoGebra.


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